• 2019-11-19
  • 60
  • Por: Janaina Aguiar

Spotify & Plataformas Digitais Valorizando a Música Cristã

Com a facilidade de acesso à internet, ficou ainda mais prático ouvir música cristã!

O consumo de músicas no perfil gospel através destas plataformas tem crescido muito.

Com a facilidade de acesso à internet, especialmente pelos smartphones, ficou ainda mais prático ouvir música. As plataformas de streaming nos possibilitam ouvir, comprar, alugar e vender música a um preço bastante acessível.

O consumo de músicas no perfil gospel através destas plataformas tem crescido muito. Dado recente divulgado pelo Spotify, a maior das plataformas, registrou um aumento de 44% deste o consumo desde 2015. Isso traz um novo espaço para o perfil musical e, claro, as plataformas querem produzir e incentivar produções nesta linha.


No evento Música & Essência, realizado em setembro, na cidade de São Paulo, pelo Spotify, a empresa apresentou as novidades do mercado e oficializou uma parceria específica com o estilo musical. Agora a plataforma designou um setor para atender demandas específicas desta parcela do mercado e promete muitas ações. O evento reuniu artistas, gravadoras e outros convidados.


Segundo Spotify, playlists como Sucesso Gospel tem quase 1 milhão de seguidores e uma das cinco mais ouvidas do Spotify no Brasil. Louvor & Adoração e Mulheres do Gospel também são algumas das playlists que estão no hub 100% dedicado à música cristã na plataforma, atualizadas com maiores sucessos e novidades desse estilo musical por meio de uma curadoria dos nossos editores. 


"O evento 'Música & Essência' contou com mais de 300 pessoas, incluindo gravadoras, artistas e empresários, e foi um marco histórico para o Spotify. Pudemos mostrar e apresentar a importância desse segmento para a música nacional e para a companhia, levando dados e informações para o público que ama música cristã. Prova disto é que o Spotify registrou um crescimento médio de 44% ano a ano na plataforma desde 2015 na música gospel. Com esse evento mostramos também que estamos lado a lado com o artista, dando todo suporte e ferramentas necessárias para ele levar seu trabalho ao público. Outra prova disto é que pudemos informar, por meio de uma das palestras, sobre todo o funcionamento da plataforma, incluindo Spotify for Artists, uma ferramenta que permite que esse artista gerencie seu próprio perfil no Spotify e acompanhe informações sobre o consumo da sua obra. Desde 2014 vemos novos artistas do segmento surgirem e crescerem organicamente no Spotify quase que diariamente, inclusive aparecendo nos virais e nos Charts como alguns dos mais ouvidos do Brasil. Isso representa muito para o setor e para o mercado da música como um todo. O Spotify sempre priorizou e tem investido cada dia mais na música cristã, tendo agora um time dedicado ao gênero." - Assessoria Spotify.


A plataforma Deezer, também antenada com o crescimento deste mercado, já desenvolve há mais de 2 anos iniciativas diretamente ligadas ao perfil gospel, entre eles, eventos, lives, premiações e outros. A empresa já desenvolve parcerias com empresas e gravadoras cristãs para movimentar e incentivar as produções. Estas ações ampliaram ainda mais o consumo e deram oportunidades também para quem está começando no mercado musical cristão.


Já a Apple Music está ensaiando uma reunião com os representantes do mercado gospel para também para as próximas semanas para discutir sobre parcerias e números.


Os artistas cristãos têm se empenhado em ampliar este mercado. As produções melhoraram em qualidade, criatividade e versatilidade. Músicas temáticas, seleções, regravações e muitas outras estratégias já têm sido usadas por eles. Se o consumo aumenta, é preciso cada dia mais produzir e inovar para se destacar em meio ao mar de opções nas plataformas. Uma coisa que podemos concluir com estes números de sucesso, o gospel não está deixando a desejar!