• 2020-06-18
  • 438
  • Por: Oade Andrade - Show Gospel

Incomparable - Uma expressão de adoração artística que marca a estreia oficial do cantor Allex Reis

Estreia oficial do cantor Allex Reis

Entrevista

Allex Reis é a voz do projeto musical e audiovisual “Incomparable”, após dois difíceis anos em que sofreu a perda da sua voz, em uma reunião de oração e adoração, tudo mudou. Allex foi abençoado com a restauração da sua voz e com a oportunidade de gravar suas composições em português e inglês. Assim surgiu o “Incomparable”, uma experiência de adoração composta por adoradores da música, dança, artes e cinema, que se uniram de forma colaborativa para transformar estas canções numa expressão de louvor e arte.


Conte-nos como surgiu a proposta para este projeto?

Em março de 2019 o casal de amigos  Júlio e Ana convidaram a mim e a minha família  para irmos até uma reunião de oração na casa deles. Eu estava há dois anos sem cantar. A minha corda vocal direita estava paralisando, fui ficando com a voz cada vez mais rouca. As notas não saíam e não tinham afinação, por isso, fui aos poucos saindo do ministério de louvor porque não tinha mais condições de cantar. Foi um período muito difícil pra mim. Imagine, nascer para cumprir um propósito e não conseguir realizá-lo. Minha esposa e meus filhos me sustentaram em oração e me ajudaram muito. Nesta reunião, um missionário dos EUA orou por mim e recebi a palavra que o Senhor estava me curando. Foi algo muito especial, uma cura de dentro pra fora, não era algo que estava acontecendo só fisicamente, mas, também no meu espírito. Duas semanas depois, Júlio entrou em contato comigo para produzirmos e gravarmos. Fiquei muito emocionado e comecei a chorar ali na mesa de reunião com ele. Neste mesmo período, comecei a me tratar com ajuda médica e a ficar cada vez melhor. 


De que maneira então o projeto começou a tomar forma?

A partir dessa decisão e apoio, o produtor Weslei Santos veio somar na produção e arranjo das canções. Meu filho, João Reis, também é músico e está junto com o Weslei na direção de produção. O projeto foi sendo formatado não mais como um lançamento de singles, mas, uma plataforma com artistas de diferentes áreas. Como não se trata de lançar minha marca, meu nome, nos organizamos desta maneira, o “Incomparable Music” é o primeiro projeto artístico do “Instituto Brasileiro Yahweh Worship Institute” e marca a minha estreia oficial como cantor.


Como tem sido a experiência de produção com tantas vertentes artísticas?

Acreditamos que a arte vem de Deus e que ela é uma grande influenciadora da sociedade. A princípio, a igreja via a arte como algo a parte, fora do Reino, mas, na verdade ela faz parte do Reino de Deus e da sua manifestação. Decidimos que não era algo de um artista só. Eu sou o “carro chefe” de voz, mas, o “Incomparable” é formado por todas as artes. Nossa arte não está só em cantar, ela está no cinema, na dança, artes plásticas, figurino, fotografia e maquiagem. Queremos devolver ao Senhor a glória de todas estas artes. Minha esposa Érika é maquiadora e havia feito alguns filmes com a Elisa Sampaio, que é da área do cinema. Quando pensamos em quem desenvolveria o projeto criativo dos clipes, logo pensamos nela. No início seria apenas um videoclipe, mas logo vimos que todas as canções deveriam ter seus próprios clipes, num formato de álbum visual, pois, juntas se complementavam e contavam uma história de adoração poderosa. A Elisa nos levou a 4U Films e apresentou as ideias para o Miguel Nagle, que topou ser o diretor dos vídeos. A equipe foi maravilhosa diante deste desafio ousado, porque gravamos a maioria dos clipes em plano-sequência, um take único sem cortes. Tudo o que foi produzido foi feito com muita verdade e mostra a essência de quem nós somos. Não queríamos criar algo porque é legal ou diferente, queríamos criar algo que viesse direto do coração de Deus. O resultado valeu a pena! 


O que vocês esperam alcançar com o Incomparable? 

A gente quer falar com cristãos e não cristãos, o “Incomparable” é uma “resposta”. Há também um trabalho muito bonito na parte de produção de vídeo, do meu filho João, o que acredito ser uma linguagem bem próxima aos dias atuais. A bíblia nos diz que a criação aguarda pela manifestação da glória de Deus! Como não ser impactado e transformado por este amor? Durante as gravações essa resposta já tem alcançado pessoas e impactado vidas. Profissionais não cristãos que trabalham nas gravações ficam impactados com a atmosfera de paz. Fica difícil controlar as lágrimas e como é lindo ver todos adorando ao Senhor! Percebi com essas experiências que as canções durante toda a produção já estão cumprindo o seu propósito. O mais maravilhoso é ver pessoas sendo tocadas e se convertendo por causa do agir de Deus em nossas vidas! É simplesmente incomparável!