A taxa de brasileiros que deixam o país em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos é cada vez maior. Mas a realidade da vida no exterior choca a muitos deles, que se sentem sozinhos, frustrados e entristecidos.
O casal Manoel Messias da Silva e Norma Sonely migraram em 1995, juntamente com suas filhas Karolyne e Karyne. Anos depois, Manoel foi ordenado pastor e, em 2007, iniciou os trabalhos da Assembleia de Deus El Shaddai (ADMES), que atende brasileiros e imigrantes latinos.
Ao longo desses quase 16 anos de trabalho, o casal de missionários tem visto o poder de Deus se espalhado pela comunidade brasileira, a ponto de estender os trabalhos para outras cidades.
No Texas ficam quatro das cinco igrejas já instituídas da ADMES, elas estão localizadas nas cidades de Carrollton (Dallas), Gainesville e Austin. A quinta igreja está em Washington D.C., a capital federal dos Estados Unidos.
“Hoje temos quase 500 membros nesses cinco endereços. Na sede, por exemplo, há mais de 120 pessoas que congregam conosco semanalmente”, diz a pastora Norma. Por lá também há um culto hispânico, voltado para os latinos e uma igreja em Gainesville que trabalha com cowboys brasileiros que foram para a cidade trabalhar com cavalos.
“Recebemos brasileiros que não eram evangélicos, mas que encontram na igreja uma base de apoio. E também recebemos cristãos que se mudaram para os Estados Unidos e preferem fazer parte de uma igreja brasileira. Hoje, temos membros que vieram do Brasil, de igrejas como Batista, Presbiteriana, Igreja Universal e muitas outras e congregam conosco na Assembleia de Deus”, completa.
O trabalho da ADMES não envolve apenas o serviço religioso, mas também social. A igreja atende homens e mulheres de realidades diversas e que precisam de ajuda na busca por trabalho, em legalizar seus documentos e muitos outros.
Assim nasceu a Sonely International Services, um projeto coordenado por Karolyne e Karyne. Juntas, elas oferecem orientações para estudantes, serviços paralegais de imigração, traduções e outros.
“Muitos imigrantes chegam aqui sem toda a documentação necessária para fixarem residência e trabalhar. Contratar um advogado é muito caro e são poucos os que conseguem custear esses serviços. A Sonely Internacional Service oferece o trabalho com valores bem mais acessíveis e assim, atendem toda a comunidade brasileira, mesmo os que não são membros da nossa igreja”, explica a pastora.
A igreja às vezes, recebe também denúncias de violência doméstica, contra mulheres, muitas vezes que foram em busca de um amor no exterior e acabam vivendo um verdadeiro pesadelo. “Nestes casos, incentivamos as mesmas, a denunciarem as autoridades competentes, pois o governo dos Estados Unidos dão total apoio a essas mulheres, como: conseguir abrigo, ajuda para pagar aluguel e todas as demais necessidades para que elas se reestabeleçam”.
Outros serviços de apoio são oferecidos, incluindo apoio psicológico com terapeutas que atendem não só os casos de violência, mas também outras questões que causam sofrimento psíquico nos imigrantes. “O apoio da igreja a essas pessoas, tem sido de grande importância, no fortalecendo a fé, bem como na saúde espiritual e emocional dos brasileiros que moram fora”. Conta o Pr Manoel Messias.
Celebrando as bênçãos e ampliando o chamado
Para comemorar os 16 anos de atividades, a ADMES prepara uma programação especial para os dias de 29 de setembro a 1º de outubro. Além disso, eles se programam para alargar as estacas e iniciar os trabalhos com células.
“Os cultos nos lares vão nos ajudar a se aproximar dos brasileiros que não moram próximo das nossas igrejas. Alguns dos nossos membros viajam mais de duas horas para chegar até um local de culto e nós queremos estar mais perto deles”, adianta a pastora.
As células serão implantadas em cidades vizinhas e serão lideradas pelos pastores que já auxiliam os trabalhos do ministério.
A igreja também tem expandido seu trabalho através das redes sociais, com uma rádio online com 24 horas de programação, uma TV online, canal no YouTube para transmissão de cultos, site oficial e até mesmo um podcast. Todo o conteúdo é pensado para atender a comunidade brasileira que mora nos Estados Unidos.
Acompanhe a ADMES:
- Site: https://www.admes.org
- Instagram: https://instagram.com/admesdallas
- Facebook: https://www.facebook.com/admesdallas
- TV ADMES: https://youtube.com/tvadmesusa247
- Cultos: https://youtube.com/ADMElShaddai
Endereços e telefones:
ADMES – Dallas, TX (sede)
Pr. Manoel Messias e Norma Sonely
+1(972) 330-1849
ADMES – Espana, Dallas,TX
Pr. David Sousa e Xalise Panozo
+1(469) 951-2928
ADMES – Gainesville, TX
Pr. Miguel e Ruth Rodrigues
+1(469) 647-0509ADMES – Austin, TX
Pr. Daniel e Dayvla Andrade
+1(512) 592-9798
ADMES – DC
Pr. Jorge Araújo e Eula Paula
+1(301) 732-3225