Em 2020 em plena pandemia, o cantor inicia sua jornada no mercado gospel e um dos primeiros canais de mídia cristão a abrir as portas e publicar em suas páginas uma matéria completa sobre este trabalho, o propósito de tudo e sua história foi a Revista Show Gospel, você pode conferir na Edição 73 digital à matéria completa.
Segue aqui um trecho: É do sábio Salomão, o célebre versículo bíblico de Eclesiastes capítulo 3, verso 1, que diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Nunca um versículo fez tanto sentido para a vida de Luciano Camargo, que faz dupla sertaneja vitoriosa com seu irmão, Zezé Di Camargo, há 30 anos.
Chegou o tempo de Luciano realizar um sonho e também um pedido da sua amada mãe, dona Helena: “Assim como está escrito em Eclesiastes, creio que foi no tempo Dele, embora, às vezes, eu pense ter protelado demais este projeto e perdido muito tempo demorando tanto para chegar aonde eu cheguei com ele hoje. Mas não. Não tem nada a ver comigo, mas com Deus, que sempre tem a hora e o momento certos para tudo acontecer.”
Há exatos 20 anos, algo aconteceu que marcou o coração do Luciano deixando nele um sonho, como uma luzinha de stand by. Ele passava férias na fazenda da família com sua esposa, Flávia Fonseca, que ele chama carinhosamente de “Fau”; na época, eles ainda eram namorados. Em um daqueles dias, Luciano e sua irmã, Marlene Camargo, cantavam alguns louvores a Deus quando a mãe deles, enternecida com a cena, abraçou Luciano e lhe fez um pedido: “Filho, um dia, você grava alguns hinos para mim?” O tempo passou, mas não o desejo de satisfazer aquela vontade da mãe que ele tanto ama.
Luciano diz que se alegra imensamente em realizar os sonhos da mãe e procura fazer tudo o que ela lhe pede: “Por exemplo, o livro biográfico que lançamos sobre a minha mãe, em 2007 (Editora Planeta), escrito pela querida Carolina Kotscho, intitulado ‘Simplesmente Helena’, foi um pedido que ela me fez e, graças a Deus, eu pude ajudar a realizar esse seu sonho.”
Da infância, Luciano guarda também momentos que cantava com os irmãos alguns hinos da Harpa Cristã, como a conhecida canção “Foi na Cruz” e o corinho evangélico “Vai abalar”. Junto com seu irmão Zezé, Luciano já gravou duas canções de louvores: “Vai dar tudo certo” (composição de Waldecyr Aguiar) e “Quem é Ele” (composição de Zezé Di Camargo).
Agora, aquela luzinha de stand by se acende para iluminar muitos corações, principalmente o da mãe do cantor. No final de setembro de 2020, duas décadas depois, Luciano realiza o sonho da sua mãe e surpreende o mercado da música com o lançamento do seu primeiro álbum no segmento gospel, intitulado “A Ti Entrego”.
Ele conta que, hoje, o que sente ao louvar a Deus é incomparavelmente mais intenso do que tudo que acontecia em sua juventude, que nunca sentira algo assim quase inexplicável com palavras, mas abrangente em sentimento e emoção.
“Essa explosão de sentimentos, que aumenta a cada dia, é algo insondável, que, acredito, cada um sente do seu modo na presença de Deus. No dia 7 de outubro passado, eu gravava alguns vídeos para o ‘Faixa a Faixa’, isto é, como cada louvor deste projeto chegou até a mim. Então, em certo momento, veio esta explosão de sentimentos, quando sentimos forte a presença de Deus, e disparei a chorar. Eu já chorei na igreja, em casa lavando louça e em tantos outros lugares. Esse não é um choro de dor, mas de plenitude de alegria, de completa intimidade com Deus. A emoção que sinto ao cantar é um sentimento de satisfação, de realização e alegria diante de Deus, que supera todas as satisfações que humanamente podemos ter”, ele declara emocionado. (Matéria completa no link https://issuu.com/showgospel/docs/sg_73)
O Mergulho de fé
Em 2021 Luciano recebeu a Mônica Cintra em sua casa para uma entrevista para o Canal da Show Gospel no YouTube. Está exclusiva foi preparada por Deus. Veja só… Depois do lançamento da Edição 73 com a matéria sobre o seu lançamento, aconteceu a Premiação Show Gospel 20 Anos, uma releitura sobre as edições passadas nestes anos de revista, e o Luciano foi um dos indicados e o público o escolheu e ele ganhou como Destaque. Como estávamos em pandemia, a entrega foi pelo correio e foram realizadas lives com os concorrentes e ganhadores, mas Luciano não conseguiu participar. Mas enquanto isso Deus estava trabalhando e mergulhando Luciano mais fundo em sua presença. E quando a Mônica Cintra gravou a entrevista para o Show Gospel na TV , Luciano testificou que ele, apesar de tudo o que Deus havia lhe dado, depois da experiência que teve com Deus em sua casa sozinho, Luciano declarou “sou insignificante, mas muito amado por Deus”.
Confira entrevista completa e emocionante com Luciano Camargo no canal do YouTube da Show Gospel (http://www.youtube.com//revistashowgospel).
“A minha música fala sobre olhar para o tempo. Dizemos muito que ‘o tempo passou rápido demais’ e passa mesmo. Eu tenho muitas vitórias, mas, se olhar para trás, é certo que me lembrarei de coisas das quais me arrependo. Entretanto, Cristo nos torna melhores a cada dia, e amadurecemos com nossos acertos e erros. Eu quero olhar para frente e peço que vocês que me deem a chance de mostrar esta minha nova verdade, a Verdade, Cristo, em mim.” (Luciano Camargo)
Por Ana Paula Costa
Jornalista